sábado, 20 de março de 2010

na escola

- o lado ruim da escola.

'estudar', você deve estar pensando. eé, muita gente acha ruim, mas tem que estudar e não adianta, quem não estuda não tem futuro. mas não é só sobre isso que essa matéria vai falar, então vamos ao assunto principal (:
ir à escola, como tudo na vida, tem o lado bom e o ruim. o bom é encontrar as amigs', bater papo, zoar um bocado hihi, se divertir, entre outras coisas. mas também tem seu lado ruim. muitas meninas sofrem preconceito, são excluídas da galera, ganham rótulos, também tem aquela matéria que a gente odeia, o professor chatérrimo, trabalhos intermináveis, provas dificílimas e por aí vai ;x mas a pergunta é: como lidar com isso tudo sem se dar mal depois? veremos -q.
a girls town selecionou algumas coisas que praticamente todo mundo detesta no assunto 'colégio' e a melhor maneira de lidar com isso tudo sem sair perdendo.


preconceito.
quem já sofreu ou sofre preconceito na escola sabe como é ruim. ninguém gosta de ser ignorada ou ridicularizada por causa da cor, classe social, estilo, jeito de ser, alguma deficiência, etc. a gente sabe que é difícil terminar com o preconceito, mas dá pra amenizar sim. se for apenas um determinado grupo de pessoas que fizer isso, tente conversar com elas e dizer que não é certo julgar as pessoas sem conhecer. se sentir vergonha, peça para uma amiga de confiança fazer isso por você, ou sugira ao professor conselheiro ou equipe diretiva de dar uns toques sobre esse assunto para o pessoal. nesse caso não precisa se preocupar: professores&direção costumam não citar nomes de ninguém, assim, além de ninguém saber que foi você que sugeriu, todos começam a se conscientizar sobre essa atitude idiota que é o preconceito.


exclusão.
geralmente a exclusão de uma pessoa acontece em um certo grupo,ou panelinha. as pessoas do grupinho começam a tratar a 'excluída' da vez de um jeito frio: ignorando, isolando, cochichando perto da pessoa, não respondendo suas perguntas, cortando os assuntos que começa, entre outras coisas, cada vez mais, até que a pessoa se ligue que não é mais 'bem-vinda' naquele grupo e pule fora. é difícil uma pessoa ser excluída pelo 'grande grupo', por exemplo, por todas as pessoas de uma escola. como já foi dito, em geral esse ato é feito mais por grupos fechados, então é mais fácil se livrar desse problema: apenas mude de grupo. você não quer continuar andando com pessoas que só te deixam no vácuo, quer? sem contar que esse tipo de gente não é amigo de verdade. sempre existe um grupo de pessoas legais, que tratam todo mundo igualmente,esperando por outra pessoa legal como você.
P. S: mas reflita se você também não está contribuindo para ser excluída do grupo. se você costuma tratar seus amigos de uma forma grossa, chata, se comportando como se fosse a dona do mundo & da razão, eles realmente têm motivos de estarem te excluindo. afinal, ninguém gosta de ter amizade com gente que se acha, né?

rótulos.
mais um assunto supercomplicado ;x muitas vezes as pessoas são rotuladas de coisas que não são, às vezes por um único ato cometido ou por alguma pequena característica da sua personalidade. alguns exemplos de rótulos são: nerd/geek, careta, santinha, louca, encalhada, pateta, rebelada, riquinha, patricinha, pé-rapada, etc. o pior disso tudo é que rótulos se espalham com uma velocidade impressionante. se hoje alguém te rotulou de encalhada porque não ficou com ninguém no último mês ou porque não está namorando, amanhã o colégio inteiro sabe desse rótulo, e você está sujeita a passar por qualquer pessoa e ouvir: 'e aí encalhada, beleza? cuidado que você fica pra titia, hein?' é, não é fácil, mas também não é difícil. você tem duas opções de imediato: passar de cabeça erguida por todo mundo que te rotular e não falar nada, deixar no vácuo mesmo. ou dar uma resposta bem humorada, mas ao mesmo tempo 'forte', que deixe a pessoa sem resposta, como: 'encalhada eu? acho que não, meu bem. só tenho o dom de ser seletiva, coisa que você não tem'. se preferir, aqui também funciona falar com um professor ou com a direção do colégio para fazer um meio-de-campo, alertando a galera sobre essa questão. se não funcionar, pelo menos abre o olho do pessoal.



- odeio essa matéria!
quase todo mundo já disse isso pelo menos uma vez na vida. não adianta: sempre tem uma disciplina que a gente não vai muito com a cara, deixa meio de lado, vai levando como dá e consegue média com a calça na mão no fim do ano ou nem consegue hihi. mas pense: esbravejar sem parar, dizer toda hora que odeia profundamente tal matéria, dar um jeito de faltar aula nos dias da disciplina, não estudar, não revisar o conteúdo, enfim, decretar guerra à tal matéria vai mudar alguma coisa em relação a ela? você vai conseguir uma nota melhor? a matéria vai ser tirada da lista de disciplinas do colégio? não. quanto menos você se esforçar, quanto mais dizer que não gosta, mais vai cair o seu desempenho e só você vai sair perdendo. a única solução é se dedicar mais, estudar mais, fazer a sua parte e parar de 'ser contra' a tal disciplina. sem contar que nunca se sabe se você não vai precisar dessa matéria no futuro. e então, não acha que é melhor tentar fazer as pazes? acho que é ;)


fala sério, professor!
taí um assunto beeem semelhante ao anterior. na maioria das vezes uma coisa depende da outra: não gostamos do professor por causa da matéria ou não gostamos da matéria por causa do professor. mas isso é como dar soco na ponta da faca: não adianta nada e só você sai perdendo. o melhor que se pode fazer é prestar atenção nas aulas dele, fazer o que ele pedir na medida do possível, sempre dar o melhor de si nas provas, trabalhos e exercícios e só conversar na hora certa. fazer guerra com professor não dá em nada.
P.S: existem alguns casos de professores que implicam com determinados alunos. esses tipos costumam tirar vários pontos em uma prova ou trabalho por duas ou três palavras erradas, deixar a turma fazer o que quiser no meio da aula e reprender o aluno-alvo só por ele olhar para trás, acusar o aluno de coisas não feitas, fazer passar vergonha/humilhar em público, etc. se você for vítima de uma pessoa assim, não se preocupe, a errada não é você. tente comunicar com muito jeito alguém superior do colégio ou até da cidade (que seja do ramo) sobre o que o professor faz com você. dependendo da gravidade, vão ser tomadas as providências. mas não dramatize: não diga que o professor está implicando com você só porque deu nota baixa naquela prova em que você deixou três questões em branco. nesse caso não é ele que está errado, não acha?

provas & trabalhos.
- cara, que prova difícil!
- e bota difícil :S não devo ter acertado mais que quatro questões.
diálogo frequente esse. uma prova ou trabalho que quebramos a cabeça para conseguir fazer é difícil, certo? errado. já parou pra pensar que pode não ser a prova que é difícil, mas sim você que não se preparou? veja aí algumas diquinhas para se dar bem nas...
provas:
não deixe para estudar todo o conteúdo um dia antes da prova. revise um pouco a cada dia, assim o conteúdo fica mais 'fixado' na sua cabeça, hihi.
leia sempre o conteúdo em casa, a medida que ele for passado. assim não precisa se matar de estudar no último dia.
faça perguntas a si mesma sobre o conteúdo.
não estude quando estiver cansada, com fome ou sede. isso atrapalha a concentração.
dê uma pausa de vez em quando,para 'assimilar' o conteúdo. se fizer correndo, com pressa, nada vai entrar na sua cabeça e você corre o risco de ir mal.

trabalhos:
faça rascunhos antes de elaborar o trabalho final. isso evita que o trabalho tenha erros que possam diminuir sua nota.
anote os assuntos principais também no rascunho, para facilitar a 'construção' do resumo.
se o trabalho for em dupla ou grupo, chame o resto do pessoal para se reunir de vez em quando, para retomar o trabalho de onde foi parado, revisar o que já foi feito e dar uns toques para a continuação. já ouviu falar que várias cabeças pensam melhor que uma só? pois é :}


levando todas essas dicas em conta, você vai ver aos poucos que o lado ruim da escola nem é tão ruim assim, é só saber 'relevar' que tudo fica beeem melhor x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário