quarta-feira, 6 de outubro de 2010

salão de beleza

cabelos oleosos '-'

feliz deve ser a galera que tem cabelos normais, né? quem tem cabelos secos, sofre com quebra, opacidade, volume excessivo e aquela coisa de ter de hidratar, praticamente, todos os dias. e tem a outra 'fatia', que é aquela turma que tem as madeixas oleosas: ficam fininhas, com brilho excessivo (o que dá o aspecto de sujo), grudadas na cabeça e sem 'movimento'. esse processo varia: alguns cabelos aguentam bem (até três dias), mas existem outros que, algumas horas depois de lavados e secos, já estão, outra vez, desse jeito. todos esses 'oleosos' são o assunto dessa matéria (y


por que tenho cabelos oleosos?
geralmente, a oleosidade dos fios é um fator genético. se seu pai, sua mãe, ou até mesmo alguma tia ou avó tiver cabelos oleosos, é provável que os seus também sejam. já se ninguém de sua família tiver cabelos do tipo, talvez seja apenas uma 'alteração' da adolescência, pelo fato de a oleosidade da pele&cabelos realmente aumentar na fase em que nós estamos ;x

o que pode aumentar a oleosidade do cabelo?
muitas vezes, pequenos hábitos do dia-a-dia  podem, sim, acelerar o processo de oleosidade. passar a mão pelos fios a toda hora, deixar a franja (se tiver) ou o cabelo em si encostar frequentemente no rosto, usar chapéus e bonés e deitar em cima dos cabelos quando for dormir, são alguns deles. o ato de coçar a cabeça, água salgada ou com cloro e o suor também podem agravar a situação.

e o que diminui a oleosidade?
lavar, claro -n sim, lavar os cabelos é o modo principal, mas essa parte está mais detalhada em outro tópico. um método conhecido para diminuir a oleosidade é passar talco, de preferência aqueles de bebê, que não têm cheiro forte, por todo o cabelo. espalhe bem, logo após sacudindo os cabelos, para não correr o risco de pagar mico com o cabelo ou o couro cabeludo cheio de manchas brancas ^^

não deu tempo de lavar, ou ficou muito oleoso antes do previsto. comofas?
existem várias maneiras para disfarçar a oleosidade: você pode fazer uma trança normal (evite fazer de raiz, pois esse tipo 'estica' os fios e evidencia a oleosidade), usar uma faixa de cabelo ou até mesmo uma boina ou boné legal, pois nesse caso a intenção é apenas 'esconder'. o talco também pode ser um aliado nas situações de emergência, mas evite fazer rabo de cavalo, pelo mesmo motivo da trança de raiz. se quiser assim mesmo, afrouxe ou faça semipreso ;)

como lavar?
'lavando', 'com xampu', 'com as mãos'. claro, mas é importante ter um jeitinho específico, para que o cabelo fique limpo por mais tempo (y vamos às dicas:
'-' de nada adianta seguir todas as recomendações abaixo se você não usar produtos adequados para seu cabelo. então, quando for comprar seu xampu, observe bem o rótulo e veja se aparece a inscrição 'cabelos oleosos'.
'-' com seu xampu em mãos naaaaão preste atenção na quantidade que você irá usar. para não usar muito pouco, e também não desperdicar, leve isso sempre em conta: a quantidade de xampu que você deve colocar na mão não pode ultrapassar o tamanho de um círculo formado pelos dedos polegar e indicador.
'-' comece 'massageando' o cabelo no centro da cabeça, depois passando para as extremidades, sempre esfregando muito bem, para remover toda a sujeira acumulada.
'-' deixe o xampu agindo por não mais que dois minutos, e comece a enxaguar. preste atenção na temperatura da água: água muito quente pode acelerar o processo da oleosidade. se não gosta de água totalmente fria, regule como morna. retire com cuidado, a espuma de todas as partes do cabelo e cabeça, cuidando para não deixar restos.
'-' depois de enxaguado, coloque todo o cabelo para um lado e aperte-o levemente, para retirar o excesso de água.

como secar?
a maneira de secar o cabelo oleoso também requer algumas regras, para que os fios não quebrem, nem se 'estraguem'. olhe só:
'-' comece a secar com a toalha apenas após ter retirado o excesso de água. nunca esfregue horizontalmente, friccionando uma mecha na outra, pois pode enfraquecer o cabelo. tente esfregar em vertical, com batidinhas, puxando a toalha levemente para baixo.
'-' assim que o cabelo estiver mais seco, use as duas mãos para balançar os fios, batendo nas pontas. esse processo ajuda a dar mais leveza :}
'-' antes de secar com o secador, use um pente de dentes largos para desembaraçar, e não dar motivos para o surgimento daqueles nozinhos chatos AHAHA.
'-' prefira o jato morno ou frio do secador. como na água, a temperatura muito alta pode favorecer a oleosidade.
'-' tente secar igualmente todas as partes do cabelo, principalmente a raiz, pelo fato de ela ser o 'depósito' da oleosidade. mas não exagere: o calor pode fazer sua cabeça suar, e surte efeito contrário.
'-' policie-se para não usar muito o secador nas pontas. o calor (de novo) pode fazer com que elas fiquem quebradiças e duplas. e, além do mais, as pontas são a última parte do cabelo a ser atingida pela oleosidade. então, não há motivo para preocupação caso elas não sequem totalmente.

mais algumas dicas!
'-' se você, mesmo com o cabelo oleoso, sofre com o mal das pontas duplas, use um condiconador nas pontas, lavagem sim, lavagem não. mas apenas nas pontas!
'-' já pensou na hipótese de mudar a cor do seu cabelo? se não, claro que você não é obrigada a mudar, mas se gostou da ideia, saiba que pode ser uma boa alternativa contra a oleosidade: as tinturas possuem alguns ingredientes que dão uma leve ressecada no cabelo, mas nada que prejudique. não quer uma mudança tão radical? experimente fazer umas mechinhas em uma tonalidade um pouco mais clara, apenas nas pontas. fica legal (:
'-' use a chapinha somente em ocasiões especiais. no começo, pode até ajudar a atrasar a oleosidade, mas se for usada sempre, pode prejudicar seu cabelo. e mais: você ainda corre o risco de se transformar em uma escrava do aparelho, não conseguindo mais aceitar seu cabelo como ele é.

seção com muitas dicas, acabou 'crescendo' demais. mesmo assim, bom proveito a todas *-*



Nenhum comentário:

Postar um comentário